estudos bíblicos

O JEJUM DE DANIEL
por Pra. Andrea Campos


"O que é? Propósito de oração.
"Como funciona? Por 21 dias estar em oração e meditando na Palavra de Deus.
"Para que serve? Para buscar favor, sabedoria e entendimento da parte de Deus.
"O que fazer? Desligar-nos de TUDO o que é desnecessário e inútil, que não acrescenta.
"Verdadeiro significado: Se alimentar do Espírito.


Para uma inteira compreensão sobre o que abordaremos aqui, é necessário a leitura do livro todo de Daniel, que é composto de 12 capítulos, para poder compreender todo o contexto deste propósito.

É um propósito de oração por 21 dias, onde devemos estar em oração e meditando na Palavra de Deus. Com a finalidade de buscar favor, sabedoria e entendimento da parte de Deus, desligando-nos de TUDO o que é desnecessário e inútil, que não acrescenta, nos alimentando no Espírito.

Somos o que permitimos entrar na nossa mente, porque o que entra forma nossos pensamentos, se tornam decisões que dirigem a nossa vida.

Deus fala à mente e a mente preocupada (pré - ocupada) com outras coisas, não ouve a Deus.

Portanto, devemos tirar TUDO o que é desnecessário da mente, para que possamos ouvir a voz de Deus.

Como fazer isso: Neste período do propósito, devemos nos excluir das práticas do "mundo", ou seja, de coisas banais que nos rodeiam e que não nos edificam. Daquilo que não nos acrescenta nada. Devemos orar pelo menos três vezes ao dia (com qualidade). Devemos ouvir músicas gospel e mensagens bíblicas. Assistir a programas evangélicos e filmes que nos elevem o pensamento a Deus e que nos passem mensagens que nos direcione a obedece-Lo e a Sua Palavra. Devemos evitar tudo àquilo que nos desvia o foco de Deus, como internet, conversas banais, entre outros. Devemos nos esvaziar e nos encher de coisas boas, ficar mais em contato com a voz de Deus e meditar na Sua Palavra. Devemos frequentar os cultos e buscar a direção do Espírito Santo de Deus para todos os nossos planos. Devemos tomar atitude e investir na Palavra de Deus e agir conforme Deus nos fala e não conforme nossa própria vontade, deixando as coisas seculares de lado. Devemos buscar intimidade com Deus, deixando as coisas seculares de lado, pelo período do propósito (que neste caso é de 21 dias, mas que pode ser mais ou menos), é de acordo com casa pessoa. Não tem necessariamente haver com "alimentação", pois de acordo com o livro de Daniel 10:2, este pranteou por três semanas, buscando o favor de Deus e o discernimento dos mistérios do alto. Devemos colocar nossos corações em compreensão e nos humilharmos diante de deus, "esvaziando-nos" de nós mesmos e das futilidades que nos rodeiam, não nos contaminando com as coisas do mundo ou com o que ele nos oferece, orando três vezes ao dia (Dn. 10:13).

Daniel foi exemplo de dedicação, dando testemunho a todos com relação a sua fidelidade e obediência à Deus, que permitiu que o próprio rei reconhecesse o poder e a soberania do Deus altíssimo sobre toda a terra.

Quando fazemos o jejum de Daniel, Deus nos orienta por meio do seu santo Espírito, com relação às direções que devemos tomar nas nossas vidas. Ele nos consola e fortalece diante das incertezas, nos orientando de acordo com a Sua vontade e nos mostrando a direção que precisamos tomar.

Ao final do "jejum" Daniel adquiriu sabedoria e discernimento dos mistérios de Deus. Deus honrou a fidelidade de Daniel e Ele honrará a sua.

Deus abençoe a todos!

Pra. Andrea Campos